Tegra eleva sua maturidade em segurança digital com ajuda de soluções e serviços Aiqon
- Hub de inteligência em cybersecurity implementou, deu suporte e treinou time da Tegra encarregado de ações de patch compliance e de auditoria de segurança;
- Centenas de computadores desktops, notebooks e servidores – incluindo dispositivos rodando nos canteiros de obra da incorporadora – têm seu software atualizado de acordo com políticas de segurança;
- Isso é feito com ajuda da plataforma Syxsense, representada no Brasil com exclusividade pela Aiqon;
- Como resultado, Tegra alcançou a marca de 98% em patch compliance;
- Outra solução da Aiqon, o Netwrix Auditor, colabora para que a Tegra esteja em conformidade com legislações e frameworks;
- A plataforma grava tudo o que se passa no ambiente da empresa, identificando acessos não autorizados, mitigando riscos e gerando relatórios sobre o alinhamento da Tegra, por exemplo, à LGPD.
A Aiqon, um hub de inteligência em cybersecurity, anuncia os resultados que a Tegra, incorporadora imobiliária residencial e de desenvolvimento urbano, investida do grupo canadense Brookfield Asset Management, conquistou ao implementar as soluções Syxsense e Netwrix Auditor – plataformas representadas com exclusividade no Brasil pela Aiqon. Com empreendimentos principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Tegra, com mais de 26 milhões de metros quadrados construídos e em construção, mais de 106 mil imóveis desenvolvidos e 97 mil clientes, contou com o apoio da Aiqon para elevar a maturidade de sua cultura de cybersecurity. A meta era obter maior controle sobre seu parque de computadores e facilitar seus processos de auditoria interna e externa. “A parceria da Tegra com a equipe da Aiqon é uma via de mão dupla que facilita o dia a dia da área de TI”, resume Maurício Baise, Gerente de Infraestrutura e Cybersecurity da Tegra.
O início desta parceria surgiu em função da preocupação da Tegra com o impacto da falta de atualização dos softwares, ou “patch compliance”, nos ambientes digitais da empresa. A empresa conta com centenas de computadores desktops, notebooks e servidores usados como ponto de acesso dos colaboradores às aplicações da empresa. Esse acesso tanto pode ser na sede administrativa da empresa como nos canteiros de obra. Antes da entrada em cena da solução Syxsense, a empresa tinha um processo manual de atualização das aplicações e de patches em geral. Para deixar esse modelo no passado, a Tegra buscava uma forma de realizar o upgrade remoto dos notebooks e servidores da empresa. Outro critério adotado pela Tegra era identificar uma solução que permitisse a atualização de software realizada de um computador para outro (“peer to peer”), o que diminui o consumo de banda larga e gera economia.
98% de patch compliance
“Escolhemos a plataforma Syxsense para aperfeiçoar a gestão de segurança de nossos dispositivos em todos os pontos de acesso, dos canteiros de obras a nossa sede”, afirma Baise. Como resultado, a Tegra conquistou 98% de patch compliance. “Com o Syxsense, é possível atualizar de forma rápida e alinhada às políticas de segurança os computadores nos nossos ambientes de trabalho em todo o país, não importando onde os equipamentos estejam”.
O Syxsense é uma solução em nuvem para o gerenciamento de endpoints, patches para sistemas operacionais e aplicações, scan, correção de vulnerabilidades e hiperautomação a partir de um único console. Antes do uso da solução, às vezes acontecia da equipe de TI da Tegra deixar de fazer upgrades nos computadores por não ter uma visão completa e precisa de cada computador da empresa. Para evitar esse quadro, o Syxsense realiza a checagem das atualizações dos notebooks dentro e fora do perímetro, enviando alertas de não conformidade quando necessário. Por meio de regras e filtros, o software mostra as datas de expiração de licenças ou patches, avisando a necessidade de atualização, bloqueando o terminal caso não esteja adequado e mitigando riscos de invasões.
Nessa jornada, o time de TI da Tegra contou com o apoio dos experts em cybersecurity da Aiqon. “Recebemos todo o suporte da Aiqon na instalação e uso da ferramenta, ganhando controle e eficiência nas atualizações e reduzindo ao máximo a dor de cabeça com o processo de internalização da solução”, diz Baise.
Busca de conformidade a legislações e frameworks
A forte ênfase que a Tegra dá à integridade de seus processos é expressa, também, na decisão da empresa de utilizar uma plataforma para suportar a busca de conformidade a várias legislações e frameworks. Para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, a Tegra adotou o Netwrix Auditor, outra plataforma representada com exclusividade no Brasil pela Aiqon. O Netwrix Auditor auxilia no compliance, controlando alterações, configurações e acessos às plataformas de negócios da Tegra.
A solução atua 24×7 buscando falhas de segurança, anomalias e padrões de ameaças. O Netwrix grava tudo que é feito na rede para uma posterior análise, apontando, por exemplo, acessos não autorizados ou o apagamento de arquivos. O Netwrix Auditor consolida informações e auxilia o time da Tegra na governança de segurança, gerando relatórios de compliance sobre a integridade do ambiente. Outra frente de batalha é a detecção de ameaças internas. “A ferramenta é fundamental na gestão da segurança, fazendo a coleta de dados e cruzamento de informações, mostrando os acessos ou logs dos programas em diferentes terminais e gerando relatórios sobre esses movimentos. A plataforma correlaciona eventos que posteriormente possam ser analisados mais a fundo, apontando acessos fora do padrão e disparando alertas no caso de riscos que exigem a intervenção da equipe de segurança. Isso facilita e agiliza a auditoria do nosso ambiente”, explica Baise.
Na visão de Thiago N. Felippe, CEO da Aiqon, a jornada da Tegra é um benchmark para o mercado. “O time de TI e cybersecurity da empresa não hesita em desbravar novos horizontes para atingir resultados impactantes. No caso da plataforma Syxsense, por exemplo, trabalhamos lado a lado para realizar uma implementação pioneira no Brasil. Isso levou a Syxsense a realizar alterações na solução para facilitar seu uso no nosso país. Da mesma forma, vemos na aplicação que a empresa dá ao Netwrix Auditor um exemplo do que a aliança entre os times de tecnologia e de conformidade pode fazer por uma organização. A parceria Aiqon-Tegra vai além do relacionamento cliente-fornecedor. É uma relação de trabalho conjunto executado com confiança e compromisso de parte a parte”.
Sobre a Aiqon
A Aiqon é um hub de inteligência em cybersecurity que acelera a jornada de empresas brasileiras empenhadas em proteger seus ambientes e dados com tecnologias internacionais de ponta. Isso é feito com um excelente custo/benefício, por meio de soluções de 10 empresas – incluindo a Syxsense, a Netwrix e a Swimlane, representadas com exclusividade pela Aiqon. Tudo em moeda local: o câmbio e as questões tributárias são assegurados e resolvidos pela Aiqon. A empresa cliente da Aiqon usufrui, ainda, de suporte em níveis 1, 2 e 3 em português, de treinamento e da inteligência Aiqon em defesas digitais. Com essa abordagem, a Aiqon torna-se um trusted advisor do cliente em tudo o que diz respeito à cybersecurity. A Aiqon atua, ainda, como a única distribuidora desses fornecedores, capacitando parceiros de todo o país a anteciparem e resolverem os desafios de segurança de seus clientes. Mais informações: www.aiqon.com.br.
Sobre a Tegra
Empresa do setor de desenvolvimento imobiliário residencial e urbano com forte atuação nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é parte do grupo canadense Brookfield Asset Management. São 45 anos de experiência no mercado nacional, 26 milhões de metros quadrados construídos e em construção, mais de 106 mil imóveis desenvolvidos, 97 mil clientes e 77 prêmios conquistados. A Brookfield é uma empresa global presente em mais de 30 países com investimentos nos setores de Real Estate, Infraestrutura, Energia Renovável&Transição, Crédito e Soluções em Seguros e Private Equitiy. Com mais de US$ 800 bilhões de ativos sob gestão, atualmente as operações da subsidiária integral Brookfield Brasil abrangem 24 estados brasileiros. A empresa tem mais de R$ 175 bilhões de ativos sob gestão no Brasil, o que a coloca como uma das maiores plataformas de investimento do País.