Mantenha seu Data Center funcionando durante a Black Friday e a Cyber Monday
José Borges*
A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio no ano, e agora ela é um evento de vários dias – um tempo bem mais longo do que o evento original de dia único. Os consumidores procuram bons negócios e diversos varejistas marcam essa data como sendo o início do lucrativo período de vendas de natal. Nos últimos anos, além de vendas em lojas físicas, há também um grande tráfego de vendas on-line na Black Friday, assim como na Cyber Monday – uma data centrada na internet.
Essa mudança está intimamente relacionada ao avanço da transformação tecnológica. Tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada e Aprendizado de Máquina (ML) nos permitem coletar e analisar imensas quantidades de dados para melhorar nossas interações com os produtos que queremos comprar.
Os consumidores estão se tornando mais familiarizados com tecnologias de ponta do comércio eletrônico e esperam cada vez mais que os fornecedores apresentem melhorias. Por exemplo, é possível agora levar menos tempo comprando on-line e fazer compras mais inteligentes selecionando exatamente os produtos que queremos e, mais importante, selecionando aqueles que precisamos. Graças a avanços, como o novo Guia de Compras por IA da Amazon, e outros sites que facilitam as compras para os consumidores, pesquisar tipos de produtos é mais fácil do que nunca, proporcionando orientações de compras e recomendações de produtos com base nos atributos e critérios que são mais importantes para os consumidores.
Perspectivas de crescimento para o comércio eletrônico
Adaptar-se a esse comportamento mutante do consumidor é essencial para que as empresas se mantenham competitivas. Isso significa possibilitar que os clientes interajam através de diversos canais (omnichannel), seja através de telefones celulares, redes sociais ou marketplaces, e entregar uma experiência enriquecedora, diferenciada e harmoniosa em todas as plataformas.
Na América Latina, o volume das transações realizadas pelo comércio eletrônico foi de 509 bilhões de dólares em 2023 e estima-se que quase dobrará até o final de 2026. De acordo com a Americas Market Intelligence, Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru são os principais mercados contribuindo para esse crescimento. Se ele não for administrado adequadamente, o aumento massivo do tráfego da internet durante um evento especial como a Black Friday ou a Cyber Monday pode saturar os servidores, causar indisponibilidades (downtime), retardar o tempo de carregamento das páginas, deteriorar a experiência do usuário e resultar em perdas econômicas.
Otimize a sua infraestrutura crítica
A continuidade dos negócios é uma prioridade para as empresas. Para evitar a sobrecarga da TI e reduzir a possibilidade de indisponibilidades (downtime) durante o pico de tráfego, é essencial implementar tecnologias de infraestrutura digital crítica que protejam seus data centers contra problemas com energia e com refrigeração que possam resultar em uma parada de seus negócios.
- Reduza a latência: O Edge computing possibilita o processamento de dados mais próximo do usuário final, descentralizando a carga de trabalho da infraestrutura central, reduzindo a latência e distribuindo o tráfego com eficiência. Milissegundos de indisponibilidade podem resultam em perda de vendas e de clientes, então, escolha desde o início uma infraestrutura de missão crítica com energia e resfriamento confiáveis. Escolher as soluções certas pode também reduzir os custos operacionais e aumentar a resiliência para uma demanda alta.
- Gerencie os picos de tráfego: A IA que proporciona experiências enriquecedoras aos usuários e possibilita um tráfego mais rápido requer também mais energia e gera mais calor. Para dar suporte aos servidores de alta densidade com alimentação contínua de energia, você precisa de UPSs de alta qualidade que suportem as flutuações da energia e precisa resfriamento líquido no chip para remover o excesso de calor.
- Implemente um sistema ágil e eficaz: Um sistema de comércio eletrônico ágil e disponível depende da operação eficaz da alimentação de energia e do resfriamento. Monitore e controle remotamente a sua infraestrutura e estruture os serviços, a manutenção e as equipes técnicas para possibilitar visibilidade e suporte todas as horas do dia. Essa estratégia oferece benefícios como antecipar problemas, evitar as custosas indisponibilidades e manter os clientes felizes com a experiência de compra.
*José Borges é Gerente de Longtail e Enablement da Vertiv para a América Latina.