POP Trade Marketing atualiza seu parque de sistemas de informação geográfica com Chronomap
“Uma das marcas da POP é fazer das tecnologias de ponta suas aliadas. Desde que passamos a utilizar sistemas de informações geográficas (GIS), colhemos muitos benefícios. Utilizando à tecnologia do TourSolver, combinado com a nossa expertise do negócio, a presença das equipes em campo foi otimizada e os custos da operação foram reduzidos”, conta Sergio Alves, sócio-diretor da POP Trade.
Mais recentemente, em setembro passado, a empresa investiu em uma nova solução, o Chronomap, também da Geoconcept, e que faz setorização, cálculos de zonas de influência e criação de isócronas. Segundo o diretor, com esses softwares os executivos da POP estudam geograficamente as tendências, nichos e padrões de desempenho para definir praças e planejar a cobertura das ações. “O TourSolver nos ajuda diariamente a evitar o desperdícios de recursos, sejam humanos ou motorizados e passamos a ser ainda mais assertivos em nossa tomada de decisão. E com o Chronomap esperamos também ajudar nossos clientes na escolha das melhores regiões para o lançamento ou comercialização dos seus produtos”, comenta.
O Chronomap é a ferramenta de setorização mais avançada do mercado. Uma das suas principais aplicações é calcular áreas geográficas acessíveis em relação a um ponto determinado. Essa função também leva em conta as mãos de direção das vias, o tipo de veículo, se o usuário deseja partir de um ponto ou chegar a ele, se quer obter isócronas que levam em conta a distância ou o tempo de acesso pelas ruas. Como o Chronomap calcula esses setores usando como base mapas digitais e considerando mãos de direção da via e o tipo de veículo, as áreas criadas são as mais fiéis possíveis.
Outro recurso importante do Chronomap é o balanceamento de territórios. Um bom exemplo é o gerenciamento de força de vendas. Graças a essa solução é possível associar a cada vendedor uma área geográfica de atendimento compacta e coerente. A empresa usuária pode equilibrar as carteiras de clientes dos diversos vendedores usando alguma variável potencial, como faturamento, volume ou até mesmo quantidade de visitas. Uma vez que o critério de divisão territorial esteja estabelecido, o Chronomap dividirá, de forma automática, a região em setores de vendas otimizados.
Sobre a POP Trade Marketing
Fundada em 2005, a POP Trade Marketing é uma das principais empresas de trade marketing do país, com atuação em mais de 18 mil pontos de vendas espalhados pelo território nacional. Conta com mais de 4.500 colaboradores em campo representando grandes marcas na ponta, como DPA Nestlé, Samsung, JBS-Friboi, P&G. A agência é especializada na entrega de tecnologia e metodologias próprias para as operações de trade. Para mais informações, acesse www.poptrade.com.br
Sobre a Geograph
Fundada em 1992, a Geograph ficou conhecida por comercializar o produto MapInfo Professional, um dos mais conhecidos sistemas de mapeamento do mercado. A partir de seu grande know-how sobre o universo de motores geográficos, ampliou seu portfólio e especializou-se na comercialização e consultoria de sistemas voltados para otimização de rotas, geomarketing, gerenciamento de territórios e gestão de recursos. Seu menu de soluções inclui sistemas como TourSolver, Chronomap e Geo Scheduling – todos da Geoconcept — além do próprio MapInfo Professional. Para mais informações, acesse www.geograph.com.br