Lidiane Rocha lidera o marketing da Stratasys na América Latina
-Ações de marketing deverão envolver os parceiros de negócios e explorar os resultados que tanto as impressoras 3D como os materiais Stratasys propiciam para o usuário
-Stratasys conta com ampla oferta de soluções em impressão 3D para design, prototipagem rápida e manufatura on demand de produtos customizados
Antes de ingressar na Stratasys, Lidiane atuou na Xerox Brasil, na Oracle Brasil e na PSINet/Globalnet. Formada em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Administração de empresas pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Lidiane conta, ainda, com um MBA em recursos humanos/gerenciamento de pessoas realizado na FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Para Lidiane, seu maior desafio é aumentar o conhecimento da região sobre as tecnologias de impressão 3D e suas aplicações, de modo a demonstrar os benefícios que esses avanços trazem para indústrias, escritórios de design e arquitetura, laboratórios de odontologia e universidades. “As impressoras 3D Stratasys suportam a criatividade de engenheiros e designers, e otimizam o processo de desenvolvimento de produtos, colaborando para promover a inovação e aumentar a competitividade de empresas e nações”, observa. Segundo a executiva, isso acontece porque a Stratasys é a maior fornecedora de impressoras 3D do mercado global, contando com soluções que partem de equipamentos desktop como a Mojo e chegam até a Objet1000, uma das maiores impressoras 3D do mercado. “O resultado final da impressão realizada dentro das máquinas Stratasys é, sempre, um protótipo ou um produto final on demand com excelente acabamento, um objeto apto a passar por testes ou usos realmente funcionais”.
Na visão de Lidiane, a oferta Stratasys diferencia-se, também, pela excelência dos materiais Stratasys. “Contamos com um portfólio com mais de 120 diferentes materiais, substâncias produzidas em laboratório que reproduzem a aparência e o comportamento de materiais como, por exemplo, plástico ABS”. Lidiane acredita que um conjunto específico de materiais Stratasys – as substâncias desenvolvidas para uso médico ou odontológico – trazem para a América Latina a possibilidade de resolver algumas demandas de saúde de forma precisa e segura. “Isso fica claro, por exemplo, em aplicações ortodônticas que utilizam o material VeroDentPlus MED690 para produzir modelos dentários em 3D altamente exatos”.
Em seu dia a dia, Lidiane trabalhará com seu time para desenvolver e implementar projetos de marketing que valorizem os avanços que a tecnologia Stratasys propicia aos usuários. Em termos de estratégia de marketing, a Stratasys Latin America deverá programar várias ações envolvendo seus parceiros. “Minha experiência em trabalhar com canais, em especial minha atuação como Channels Marketing Manager da Xerox Brasil, permitiu que eu trouxesse para a Stratasys a visão e a prática de quem já realizou dezenas de ações de marketing com e para o canal”. Na Oracle Brasil, por outro lado, Lidiane adaptou às especificidades de cada mercado da América Latina os programas de marketing voltados para empresas médias e pequenas.