Salas Multimídias Sapienti fazem parte do Projeto GENTE
O grande objetivo do Projeto GENTE é repensar o que é a instituição Escola – uma missão também compartilhada pela Sapienti. “Para nós, é uma honra fazer parte de uma empreitada que efetivamente transforma o processo de aprendizagem”, enfatiza Margall.
A Sapienti entrega ao Projeto GENTE a sala multimídia, um ambiente que traz, em um único equipamento, lousa digital, quadro magnético, quadro branco e tela de projeção. A solução Sapienti é totalmente interativa e suporta a conexão full à Internet. Nos ambientes com tecnologia Sapienti é possível, por exemplo, que em uma aula multidisciplinar que explore tópicos de Geografia, professor e alunos interajam sobre mapas baixados instantaneamente da Internet. “Se o tema convidasse a investigações na área de Biologia, o corpo humano apareceria pulsante e vivo”, descreve Margall. A interatividade – uma das colunas do Projeto GENTE – revoluciona as trocas entre o professor e os alunos. “Atraentes, nossas soluções fascinam o aluno e colaboram para facilitar o processo de aprendizagem”.
Capacitação de professores do Projeto GENTE
Além de ceder sua tecnologia, a Sapienti encarrega-se, também, da capacitação dos professores da Escola Municipal André Urani nessas novas ferramentas educacionais. “Nossa meta é garantir que esse profissional tão estratégico para o avanço da sociedade, sinta-se à vontade e entusiasmado com as novas tecnologias”, diz Margall. “A capacitação dos mestres é fundamental para evitar que as salas multimídias fossem usadas como acessórios para o processo educacional. Se isso acontecesse, as novas tecnologias não conseguiriam mudar os paradigmas e alterar de forma consistente os processos de aprendizagem – justamente o objetivo final do Projeto GENTE”.
Saiba mais sobre o Projeto
A concepção do GENTE é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio, o Ministério da Educação e as seguintes organizações: Fundação Telefônica|Vivo, Instituto Natura Intel, MSTech, Tamboro, Instituto Ayrton Senna, Instituto Conecta, e UNESCO. Ele integra os programas Ginásio Carioca, implantado em 2011, e Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação.
O Ginásio Experimental Carioca (GEC) tem como base três eixos: excelência acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. Dentro desse novo modelo, a Secretaria de Educação ainda conta com escolas experimentais do 7° ao 9° anos, nas quais inovações pedagógicas são testadas e, posteriormente, ampliadas para toda a rede. As escolas do GEC, onde o GENTE está inserido, atendem jovens de todas as regiões da cidade, atuando como núcleo animador de um movimento de qualificação da educação no segundo segmento, sendo fonte de inovação em conteúdo, método e gestão. A metodologia foi adotada em dez unidades escolares em 2011 e, em 2012, mais nove escolas passaram a funcionar dessa forma, oferecendo mais tempo de aulas de português, matemática, ciências e inglês. A entrada de mais nove escolas em 2013 reflete o sucesso do programa.
O Programa Escolas do Amanhã tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em 155 escolas localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade ou recém-pacificadas. Integram as estratégias do programa cuidar do ambiente físico, acadêmico e social da escola e trabalhar para o desenvolvimento e promoção de uma cultura baseada em valores.
A estrutura do ginásio experimental de novas tecnologias educacionais
Espaço Físico
No GENTE, o aluno está no centro do processo de aprendizagem. Por isso, as alterações arquitetônicas realizadas no prédio da escola têm como objetivo proporcionar uma nova utilização pedagógica para o espaço. Foram criados espaços amplos e abertos, possibilitando o trabalho coletivo de alunos e professores, transformando o ambiente em local atrativo ao aprendizado, com identidade visual e mobiliário próprios. Toda essa modificação também visa adequar a escola aos novos equipamentos que disponibilizaram a vanguarda da tecnologia para os alunos e professores. O designer Jair de Souza e o Grupo do Rio assinam o projeto de ambientação e programação visual da escola.
Avaliação diagnóstica
Ao ingressar no GENTE, todos os alunos passam por uma avaliação diagnóstica para identificar deficiências de aprendizagem, níveis e estilos diferentes.
Itinerário Formativo
Após a avaliação diagnóstica, os alunos recebem um itinerário formativo próprio, um mapa que lista as competências e as habilidades que já possuem e aquelas que ainda precisam desenvolver. O itinerário também informa as atividades da Educopédia que cobrem cada habilidade.
Projeto de Vida
No GENTE são oferecidas diversas atividades para que cada aluno possa detalhar seus sonhos profissionais e assim elaborar um projeto de vida. Com ajuda do seu professor mentor, os alunos são orientados a participar de atividades eletivas que o auxiliem a prosseguir no seu projeto. Todas as disciplinas eletivas têm um cunho pedagógico, com o conceito de que os alunos precisam ter uma formação básica sólida para realizar qualquer sonho.
Professor Mentor
Os professores atuam em todos os núcleos de conhecimento. Para isso, recebem cursos de capacitação e formação continuada. Além disso, os professores atuam como mentores em atividades diversificadas e disciplinas eletivas, que são de livre escolha dos alunos e norteiam o seu projeto de vida. O programa também conta com professores de Língua Estrangeira, Educação Física e Artes.
Disciplinas eletivas
São de livre escolha do aluno e também relacionadas a seus projetos de vida. O GENTE oferece várias eletivas, como robótica e mecatrônica, construção de blogs como portfólios; Inteligência Artificial (curso da Universidade de Stanford); programação básica; webdesign e os livros de Shakespeare, em inglês, num curso oferecido pela Universidade de Harvard.
Projetos transdisciplinares
São desenvolvidos pelos alunos semestralmente a partir de uma situação-problema ou uma pergunta para digestão e aplicação do conhecimento. Será uma forma de educação “hands on” relacionada a áreas diversas. Nesses projetos, os alunos terão de analisar dados reais, trabalhar em grupos pré-definidos e atuar como agentes transformadores de suas realidades.
Educopédia
A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática de qualquer lugar e a qualquer hora. Criada pela Secretaria Municipal de Educação, a plataforma tem o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os adolescentes e instrumentalizar o professor. O programa oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias às suas aulas. Além disso, é mais uma alternativa para o reforço escolar e para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo. A Educopédia foi criada com base nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação e estruturada para cada dia de aula. As aulas digitais possuem atividades que incluem vídeos, animações, textos, podcasts, quizes, jogos e seguirão uma metodologia pré-definida.
Educoteca
É a biblioteca digital da Educopédia onde podem ser acessados livros em formatos inovadores, transmídia e interativos. Além disso, professores e alunos poderão ter suas produções escritas armazenadas e compartilhadas com outros usuários.
Máquina de Testes
A Máquina de Testes é um sistema de avaliação dos alunos que cobrirá, a médio prazo, todas as disciplinas, de 1º a 9º ano. Desde fevereiro deste ano, o sistema já tem provas de Português, Matemática e Ciências, do 5º ao 9º anos. Por meio de um banco de questões, preparadas por cerca de 100 professores da rede municipal, os alunos farão provas em ambiente digital. Todas as questões aplicadas pelo computador são de múltipla escolha, gerando um resultado imediato. O sistema será usado para as avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do desempenho das escolas da Prefeitura do Rio. Os alunos do GENTE usam a Máquina de Testes frequentemente, ao final de cada aula da Educopédia.
Biblioteca
As bibliotecas são compostas por um acervo atraente para a faixa etária, com material de pesquisa de profissões e grandes clássicos da literatura, que poderão ser lidos em vários meios (ebooks, por exemplo).
O GENTE conta ainda com o apoio e parceria das seguintes empresas: Mind Lab, Microsoft, Sapienti, Cultura Inglesa, EvoBooks, Cisco, Pete e Geekie.
Sobre a Sapienti
A Sapienti Tecnologia Educacional foi fundada em 2007 com a missão de transformar salas de aula tradicionais em salas multimídia, criando um ambiente interativo em que o processo de aprendizagem ganha dinamismo e atratividade. A capacitação contínua do professor é parte integrante da oferta e um dos diferenciais da Sapienti. As soluções Sapienti estão instaladas em mais de vinte instituições de ensino privadas como Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, Instituto Cultural Educacional Heisei e Colégio Eduardo Gomes. Na esfera pública, está presente em quinze cidades dentre elas Guarujá, Embu das Artes, São Joaquim, Sumaré e Juquitiba. Mais informações em: www.sapienti.inf.br.