Água Doce adota cartão fidelidade pelo celular
Para Júlio Bertolucci, diretor de Franquias da rede Água Doce, um dos principais benefícios é a formação de uma base de dados que revela os hábitos de cada cliente, além da possibilidade de se comunicar de forma direta e mais barata com esse consumidor. Para os clientes, a principal vantagem é a garantia de receber os pontos acumulados nos programas de fidelidade, já que a contabilização e atribuição dos pontos são processadas de forma automática e online, mesmo que o consumidor tenha esquecido o aparelho em casa ou tenha acabado a bateria.
Uma evolução concreta no relacionamento com o cliente
O novo sistema de fidelização funciona como um cartão virtual dentro do aparelho celular, só que com muito mais vantagens em termos de praticidade, informação, e navegação. O cliente baixa a aplicação via internet, através do portal www.aguadoce.com.br/apps e se cadastra gratuitamente; ou ainda através das lojas oficiais, como o Google Play e iTunes.
O aplicativo entrou em operação em toda a rede Água Doce após testes e aperfeiçoamentos realizados durante a sua adoção em caráter experimental nas unidades localizadas nas cidades de Tupã, Jaú e no bairro de Moema, em São Paulo. “O aplicativo foi desenvolvido para rodar em iPhone, Android e iOS, e também existe uma versão em Java para outros tipos de celulares. A única exigência é que o usuário tenha um aparelho com acesso à internet para baixar o aplicativo”, explica o executivo.
O objetivo do cartão virtual é premiar a fidelidade dos frequentadores e assim estimulá-los a retornar – ao mesmo tempo em que armazena seus hábitos de consumo — só que de forma mais prática e segura já que o sistema automatiza quase todas as funções. No caso da Água Doce, a regra é a seguinte: para acumular pontos é preciso ter um consumo mínimo de R$ 50,00. Após completar todos os 12 carimbos (ou pontos) necessários, o cliente poderá trocar seus bônus acumulados no cartão por R$ 40,00 em consumo de produtos na mesma unidade onde foram feitos os consumos.
Grande adesão e novas possibilidades de comunicação
Em apenas três meses, cerca de 2700 clientes já baixaram o aplicativo, mas a meta é dobrar esse número até o final do ano. O grande apelo, porém, é que, apesar de o celular ser um dispositivo que acompanha o usuário onde quer que ele esteja, o que reforça a importância do aplicativo é que o carimbo virtual pode ser feito mesmo que o cliente não esteja carregando o aparelho. Neste caso, basta informar que é cadastrado e fornecer o número do celular, do CPF ou do cadastro.
A facilidade de utilização e o controle automatizado do processo de emissão, do prazo de validade, da quantidade de bônus registrados e da frequência dos clientes são apontados como alguns dos principais benefícios proporcionados pela ferramenta. Segundo Julio, antes não era possível verificar com precisão quantos cartões foram fornecidos, quais estavam com prazo de validade vencido e/ou próximo de expirar, se os clientes compareciam ou não, e o resgate de pontos tinha pouco ou nenhum controle.
Por essas e outras inúmeras vantagens, o aplicativo é considerado um novo paradigma em termos de mecanismo de fidelização. “Agora, com o sistema, você registra a presença do cliente e consegue conhecer melhor a sua frequência, saber quantos cartões vão expirar e entrar em contato com os clientes para fazer a renovação. O próprio aplicativo avisa no celular que o prazo de validade está acabando e que ele pode perder os bônus acumulados”, afirma Julio.
As informações são coletadas pelas franquias e consolidadas em uma base de dados única. Julio explica que cada franqueado consegue acompanhar os resultados relativos a sua operação, mas não podem acessar as informações de outras unidades. O franqueador, por sua vez, pode acompanhar o resultado de todas as unidades e dispõe de um completo conjunto de relatórios gerenciais via internet.
Além do carimbo no cartão virtual, o Aplicativo Cartão Fidelidade abre caminho para implementação de diversas ações de marketing que podem contribuir para aumentar os negócios. Uma que está sendo utilizada pela Água Doce é o chamado Clube SMS. Através desse recurso, os portadores do cartão podem trocar mensagens entre si de graça; a própria Água Doce pode se comunicar diretamente com os clientes sem pagar pelo envio de SMSs.
Julio Bertolucci explica que entre as ideias para o uso do Clube do SMS estão as promoções relâmpago para potencializar a frequência em determinados dias da semana. Nesse caso, os torpedos são enviados com base no CEP para aqueles que moram mais perto das unidades. “Isso ainda está em planejamento porque a prioridade, no momento, é estimular o cadastramento dos clientes, mas esse recurso nos dá a chance de criar campanhas de comunicação direta com o consumidor sem qualquer custo adicional e de forma fácil e rápida”, finaliza Bertolucci.
Sobre a Água Doce
A primeira unidade da Água Doce surgiu em 1990, na cidade de Tupã, no interior paulista, por iniciativa de Delfino Golfeto, que realizou o sonho de aliar seus conhecimentos sobre cachaça à criação de um restaurante. O negócio prosperou e hoje forma uma rede com mais de 100 franqueados em várias partes do Brasil que oferecem aos frequentadores um cardápio com cerca de 600 opções de bebidas, culinária regional brasileira, diversos tipos de petiscos e música ao vivo.
Sobre a e-Deploy
Fundada em 2006, a e-Deploy é uma empresa brasileira de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para plataformas web e mobile, além de monitoramento remoto de ambientes computacionais. Suas soluções incluem aplicativos móveis para check in de companhias aéreas, para força de vendas, assistência técnica e fidelização de clientes; portais de e-commerce ou institucionais (web e mobile), etc. Entre seus clientes estão Gol, Azul, Boehringer Ingelheim, Altas Schindler, TV Globo, Natura, Marisa, entre outros. Para mais informações, acesse www.e-deploy.com.br