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f5 soluções
08 ago

F5 anuncia faturamento de US$ 517,8 milhões no terceiro trimestre do ano fiscal 2017

Autor: Olga MacedoCategorias: Blog, Press Releases
 
Resultado representa um aumento de 4,3% em relação aos US$ 496,5 milhões conquistados no mesmo período de 2016; o ano fiscal da F5 Networks termina em 30 de setembro
 
A F5, líder em soluções de ADN (Application Delivery Networking) – tecnologia que garante a entrega de aplicações rodando em ambiente Web – anunciou uma receita de US$ 517,8 milhões no terceiro trimestre fiscal de 2017, encerrado em 30 de junho. Comparando esse valor com o faturamento do mesmo quarter em 2016, isso significa um salto de 4,3%, o que equivale a US$ 21,3 milhões de dólares a mais.
 
O ano fiscal da F5 Networks termina no dia 30 de setembro.
 
Rita D’Andrea, country manager da F5 no Brasil, explica que esse crescimento, foi impulsionado pela adoção de aplicações e soluções de segurança iSeries, além de receitas referentes a Serviços. Esse resultado mostra, também, o impacto das vendas da região EMEA, que engloba Europa, Oriente Médio e África e no Japão.
 
Outro fator que influenciou diretamente essa receita foi o lançamento de novos produtos como o Application Connector 1.0 para conexão de infraestruturas de aplicações em nuvem pública e privada e suporte a BIG-IP na Google Cloud Platform. “Isso, com toda a certeza, reforçou a posição da F5 nos grandes projetos de nuvem múltipla”, afirma Rita D’Andrea.
 
Mesmo que a F5 tenha atingido um resultado 4,3% maior em relação ao ano anterior e uma forte lucratividade no terceiro trimestre, a porta-voz da F5 no Brasil diz que o desempenho em receita de produtos esteve abaixo das expectativas, particularmente na Europa e no Japão.
 
Para voltar a crescer
 
A retomada do crescimento da receita de produtos é a maior prioridade da companhia já para o próximo quarter. “Para o quarto trimestre do ano fiscal de 2017, com término em 30 de setembro, estabelecemos uma meta de receita de US$ 530 milhões a US$ 540 milhões”.
 
Para atingir essa meta, a country manager enfatiza que toda a equipe da F5 está focada em assegurar que as soluções da F5 se adequem às crescentes necessidades de implementação de aplicações de seus clientes, além de aumentar a relevância da empresa em fornecer serviços de aplicação cada vez mais seguros.
 
Uma reconciliação dos lucros GAAP e não-GAAP esperados pela empresa aparece na tabela abaixo:
 
Three months ended September 30, 2017
Reconciliation of Expected Non-GAAP Fourth Quarter Earnings
Low
High
 
Net income
$104.8
$106.8
Stock-based compensation expense
$44.0
$44.0
Amortization of purchased intangible assets
$2.8
$2.8
Tax effects related to above items
$(11.3)
$(11.3)
Non-GAAP net income excluding stock-based compensation expense and amortization of purchased intangible assets
$140.3
$142.3
 
Net income per share – diluted
$1.64
$1.67
Non-GAAP net income per share – diluted
$2.20
$2.23
 
Forward Looking Statements
This press release contains forward-looking statements including, among other things, statements regarding the continuing strength and momentum of F5’s business, future financial performance, sequential growth, projected revenues including target revenue and earnings ranges, income, earnings per share, share amount and share price assumptions, demand for application delivery networking, application delivery services, security, virtualization and diameter products, expectations regarding future services and products, expectations regarding future customers, markets and the benefits of products, and other statements that are not historical facts and which are forward-looking statements. These forward-looking statements are subject to the safe harbor provisions created by the Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Actual results could differ materially from those projected in the forward-looking statements as a result of certain risk factors. Such forward-looking statements involve risks and uncertainties, as well as assumptions and other factors that, if they do not fully materialize or prove correct, could cause the actual results, performance or achievements of the company, or industry results, to be materially different from any future results, performance or achievements expressed or implied by such forward-looking statements. Such factors include, but are not limited to: customer acceptance of our new traffic management, security, application delivery, optimization, diameter and virtualization offerings; the timely development, introduction and acceptance of additional new products and features by F5 or its competitors; competitive factors, including but not limited to pricing pressures, industry consolidation, entry of new competitors into F5’s markets, and new product and marketing initiatives by our competitors; increased sales discounts; uncertain global economic conditions which may result in reduced customer demand for our products and services and changes in customer payment patterns; global economic conditions and uncertainties in the geopolitical environment; overall information technology spending; litigation involving patents, intellectual property, shareholder and other matters, and governmental investigations; natural catastrophic events; a pandemic or epidemic; F5’s ability to sustain, develop and effectively utilize distribution relationships; F5’s ability to attract, train and retain qualified product development, marketing, sales, professional services and customer support personnel; F5’s ability to expand in international markets; the unpredictability of F5’s sales cycle; F5’s share repurchase program; future prices of F5’s common stock; and other risks and uncertainties described more fully in our documents filed with or furnished to the Securities and Exchange Commission, including our most recent reports on Form 10-K and Form 10-Q and current reports on Form 8-K that we may file from time to time, which could cause actual results to vary from expectations. The financial information contained in this release should be read in conjunction with the consolidated financial statements and notes thereto included in F5’s most recent reports on Forms 10-Q and 10-K as each may be amended from time to time. All forward-looking statements in this press release are based on information available as of the date hereof and qualified in their entirety by this cautionary statement. F5 assumes no obligation to revise or update these forward-looking statements.
 
GAAP to non-GAAP Reconciliation
F5’s management evaluates and makes operating decisions using various operating measures. These measures are generally based on the revenues of its products, services operations and certain costs of those operations, such as cost of revenues, research and development, sales and marketing and general and administrative expenses. One such measure is net income excluding stock-based compensation, amortization of purchased intangible assets and acquisition-related charges, net of taxes, which is a non-GAAP financial measure under Section 101 of Regulation G under the Securities Exchange Act of 1934, as amended. This measure consists of GAAP net income excluding, as applicable, stock-based compensation, amortization of purchased intangible assets and acquisition-related charges. This measure of non-GAAP net income is adjusted by the amount of additional taxes or tax benefit that the company would accrue if it used non-GAAP results instead of GAAP results to calculate the company’s tax liability. Stock-based compensation is a non-cash expense that F5 has accounted for since July 1, 2005 in accordance with the fair value recognition provisions of Financial Accounting Standards Board (“FASB”) Accounting Standards Codification (“ASC”) Topic 718 Compensation—Stock Compensation (“FASB ASC Topic 718”). Amortization of intangible assets is a non-cash expense. Investors should note that the use of intangible assets contribute to revenues earned during the periods presented and will contribute to revenues in future periods. Acquisition-related expenses consist of professional services fees incurred in connection with acquisitions. In addition, expense related to a jury verdict and other associated costs of that patent litigation have been excluded from GAAP net income for the purpose of measuring non-GAAP earnings and earnings per share in fiscal 2016 and 2017.
 
Management believes that non-GAAP net income per share provides useful supplemental information to management and investors regarding the performance of the company’s core business operations and facilitates comparisons to the company’s historical operating results. Although F5’s management finds this non-GAAP measure to be useful in evaluating the performance of the core business, management’s reliance on this measure is limited because items excluded from such measures could have a material effect on F5’s earnings and earnings per share calculated in accordance with GAAP. Therefore, F5’s management will use its non-GAAP earnings and earnings per share measures, in conjunction with GAAP earnings and earnings per share measures, to address these limitations when evaluating the performance of the company’s core business. Investors should consider these non-GAAP measures in addition to, and not as a substitute for, financial performance measures in accordance with GAAP.
 
F5 believes that presenting its non-GAAP measure of earnings and earnings per share provides investors with an additional tool for evaluating the performance of the company’s core business and which management uses in its own evaluation of the company’s performance. Investors are encouraged to look at GAAP results as the best measure of financial performance. However, while the GAAP results are more complete, the company provides investors this supplemental measure since, with reconciliation to GAAP, it may provide additional insight into the company’s operational performance and financial results.
 
For reconciliation of this non-GAAP financial measure to the most directly comparable GAAP financial measure, please see the section in our Consolidated Income Statements entitled “Non-GAAP Financial Measures.”
 
  • Consolidated Balance Sheets
  • Consolidated Statement of Operations
  • Consolidated Statements of Cash Flows
  
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Sobre a F5
 
A F5 provê soluções para o universo das aplicações. A F5 ajuda as organizações a criarem soluções escaláveis de computação em nuvem, data center e SDN (Software Defined Network, rede definida por software). Em todos os casos, a tecnologia F5 garante a entrega das aplicações a qualquer usuário, em qualquer lugar, a qualquer momento. A plataforma F5 amplia o alcance das soluções de TI – isso é feito com a ajuda de um rico ecossistema de parceiros da F5, incluindo fornecedores de soluções para orquestração de data centers. Um dos destaques da estratégia de negócios da F5 é sua flexibilidade, permitindo que os usuários projetem o modelo de infraestrutura que melhor atenda às suas necessidades. As maiores empresas globais confiam na F5 para estar à frente das tendências de computação em nuvem, segurança e mobilidade. A companhia, que tem sede em Seattle, Estados Unidos, atua no mercado brasileiro desde 2001, através de distribuidores e revendas. No final de 2005, a F5 instalou oficialmente sua subsidiária brasileira, em São Paulo. Mais informações: www.f5.com
07 ago

Cisco reconhece Go2neXt como Destaque em Soluções de Colaboração 2017

Autor: Olga MacedoCategorias: Press Releases

Inovadoras soluções Go2neXt/Cisco de videoconferência, telefonia IP e mensageria

 justificam essa premiação 

 A Go2neXt, primeira empresa brasileira de integração e construção de ambientes de computação em nuvem, foi a grande vencedora do Prêmio Cisco Destaque em Soluções de Colaboração, edição 2017. De acordo com Paulo Henrique Pichini, CEO & President da Go2neXt, empresas das verticais de finanças, varejo e gigantes do mundo digital são algumas das corporações que utilizam as soluções de colaboração Go2neXt/Cisco. “Em todas elas, as plataformas de videoconferência, telefonia IP e mensageria da Cisco foram inseridas em sofisticadas soluções construídas pelos System Engineers da Go2neXt”, explicou Pichini. Interatividade, produtividade e inovação são alguns dos resultados alcançados com a soma da tecnologia Cisco e dos serviços da Go2neXt. “Como nossas ofertas são baseadas na nuvem e permitem o trabalho em grupo em qualquer momento, a partir de qualquer ponto ou dispositivo, elas garantem a agilidade e a redução dos custos dos nossos projetos de Collaboration”, enfatiza Paulo Pichini.

 Para Marcelo Ehalt, Diretor de Operações da Cisco Brasil (Partner Organization), a Go2Next é um parceiro que vem se destacando, ano a ano, por meio do desenvolvimento de novas ofertas de colaboração baseadas em plataforma Cisco. O resultado é a entrega, aos clientes da Cisco/Go2neXt, de uma experiência única. “Essa oferta traz à corporação usuária ferramentas que ajudam no aumento de produtividade e na redução de custos operacionais da empresa”.

 A Go2neXt é um Cisco Select Partner desde sua fundação, em 2011. Em 2015, a empresa recebeu o prêmio Cisco Destaque em Segurança. “Nosso conhecimento sobre as ofertas Cisco e nosso compromisso de entregar ao cliente a solução mais inovadora são diferenciais da cultura Go2neXt”, ressalta Paulo Henrique Pichini.

 Sobre a Go2neXt

 Empresa brasileira de integração e construção de ambientes de computação em nuvem, a Go2neXt ajuda a corporação usuária a migrar, de forma flexível, segura e com excelente custo/benefício, de ambientes legados para ambientes virtualizados e de cloud computing. A Go2neXt conta com um ecossistema de parceiros que inclui Alog, Cisco, Citrix, EMC, Fluke Networks, Jamcracker, Microsoft, UOL, VCE, VMware e Westcon, entre outros. A empresa propõe soluções que permitam que seus clientes mantenham o foco e a atenção no negócio final, de maneira a usar a tecnologia como uma alavanca de resultados, sem a necessidade de grandes investimentos e de apropriação de ativos. Isso acontece sem desprezar o legado existente, que deve cooperar e interoperar com os novos ambientes e soluções. Outro destaque da oferta Go2neXt é o fato de poder ser utilizada sob demanda, a custos flexíveis e previsíveis (CoD – Costs on Demand).

O portfólio Go2neXt inclui consultoria, projeto, implementação e gerenciamento de redes tradicionais, de ambientes baseados em serviços gerenciados e de ambientes de computação em nuvem. A empresa é liderada por Paulo Pichini e Murilo Serrano, executivos com mais de 25 anos de experiência no mercado global de soluções de TI. Mais informações no portal www.go2next.com.br.

07 ago

Relatório da Vertiv mostra quais são as indústrias mais críticas do mundo 

Autor: Olga MacedoCategorias: Blog, Press Releases

Energia, transportes públicos e telecomunicações ocupam as primeiras posições e destacam-se como setores que atuam como alicerces da sociedade atual; a inatividade das empresas dessas áreas provocam falhas em todas as outras indústrias

A Vertiv™, anteriormente Emerson Network Power, revela em seu mais recente relatório, Classificação das Indústrias Mais Críticas do Mundo, que os serviços de energia, incluindo eletricidade, gás, energia nuclear e tratamento de águas, são os setores da economia mais críticos do mundo. De acordo com Jack Pouchet, vice-presidente do desenvolvimento de mercado da Vertiv, a companhia reuniu um grupo de especialistas de infraestruturas críticas globais para quantificarem e classificarem, de forma sistemática, a criticidade de várias indústrias com base em 15 critérios. “Transportes públicos (em particular os transportes ferroviários e aéreos), posicionam-se na segunda posição da lista, seguidos das telecomunicações, atividades de óleo e gás, armazenamento em nuvem e instalações compartilhadas”, afirma Pouchet.

 O executivo explica que o grupo de especialistas estabeleceu os critérios que definem os vários potenciais impactos a partir da perda da disponibilidade de sistemas críticos, avaliando-os com base na gravidade do impacto. Ele acredita que o denominador comum no topo dessa lista é a interconexão entre essas indústrias.

Para o VP de desenvolvimento de mercado da Vertiv, esses setores são importantes para os alicerces da sociedade atual, por isso, os períodos de inatividade em uma dessas áreas podem ecoar por todas as indústrias e por todo o mundo. “Essa realidade não tem volta; ao contrário. A criticidade aumenta à medida que o nosso mundo se torna mais móvel, mais conectado e com mais dispositivos Internet das Coisas”.

 Outros destaques do estudo

 Jack Pouchet relata que, segundo o relatório, energias e águas limpas são necessidades fundamentais em uma sociedade desenvolvida. São setores da economia que suportam a maioria das outras indústrias e serviços. Esse quadro torna os serviços de energia uma escolha óbvia para o lugar de indústria mais crítica.

O VP destaca, ainda, que os transportes públicos situam-se em segundo lugar, com os especialistas mencionando não só a segurança dos passageiros, mas também o impacto maciço que os atrasos e interrupções podem ter em vários negócios e mercados no mundo. Dando continuidade à lista, Pouchet conta que a terceira posição, ocupada pelas telecomunicações, reflete a importância da comunicação e da conectividade em atividades pessoais e empresariais, bem como em situações de emergência.

O impacto no setor financeiro

 O estudo avalia, ainda, que os serviços financeiros completam a lista das principais indústrias em termos dos impactos financeiros dos períodos de inatividade não planejados. Segue-se o comércio eletrônico, juntamente com o armazenamento da nuvem e instalações. O grupo de especialistas identificou, também, o armazenamento em nuvem e instalações compartilhadas como algums dos setores em mais rápida ascensão, sendo cada vez mais críticas.

O armazenamento em nuvem e instalações compartilhadas continua acelerando, é o que afirma o especialista Tony Gaunt, diretor sênior de instalações compartilhadas, nuvem, setor financeiro, serviços financeiros e seguradoras para a Vertiv na Ásia. Para Gaunt, o armazenamento em nuvem e instalações compartilhadas também se posicionam na quinta posição da lista global de indústias mais críticas devido ao aumento da dependência dessas plataformas em vários negócios.

 “Estamos no início da curva ascendente da adoção da nuvem por parte das indústrias nucleares e é provável que os serviços críticos do futuro (as redes da IoT que suportam pequenas cidades e fábricas, por exemplo) venham a ser desenvolvidos na nuvem”, conclui Tony Gaunt.

 A lista completa de setores críticos, bem como a análise de categorias específicas, indústrias em ascensão e a metodologia de classificação estão disponíveis no relatório Classificação das Indústrias Mais Críticas do Mundo. Para ver a classificação das outras indústrias, use a Calculadora de Criticidade. Para obter mais informações sobre tecnologias e soluções de disponibilidade de rede e conteúdos adicionais da Vertiv, visite VertivCo.com.

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 Sobre a Vertiv

 A Vertiv projeta, constrói e repara infraestrutura crítica que capacita aplicações vitais para data centers, redes de comunicação e instalações comerciais e industriais. Anteriormente denominada Emerson Network Power, a Vertiv apoia os mercados atualmente crescentes de computação móvel e na nuvem, com um portfólio de soluções de gerenciamento de energia, térmico e de infraestrutura, incluindo as marcas ASCO®, Chloride®, Liebert®, NetSure™ e Trellis™. As vendas no ano fiscal de 2016 foram de USD 4,4 bilhões. Para mais informações, visite www.VertivCo.com.

02 ago

Fraudes feitas por funcionários: o crime nasce na empresa 

Autor: Olga MacedoCategorias: Artigos Assinados

Rita D’Andrea*

  

Uma empresa de serviços digitais descobriu, recentemente, que era vítima de fraudes perpetradas por seus próprios funcionários. Profissionais internos renovavam continuamente pacotes de degustação de serviços oferecidos gratuitamente a vários clientes. Dessa forma, alguns usuários tinham acesso pleno à oferta desta empresa sem, no entanto, pagar um centavo por isso.

 Parceiros externos desta corporação também estavam envolvidos no golpe. O quadro de fraudes era agravado, ainda, pelo fato de ocorrer constantemente o roubo ou a compra de senhas de acesso às aplicações de negócios desta empresa – os sistemas que, ativados, autorizariam a entrega dos serviços digitais. Uma investigação policial mostrou, posteriormente, que essas ações criminosas eram provocadas por pressões e ameaças de traficantes aos operadores do contact center desta empresa.

 Em plena era de transformação digital, cada etapa desta fraude ocorreu por meio do uso indevido das aplicações corporativas, sistemas responsáveis por manter os processos e os negócios dessa corporação funcionando.  Ao final do dia, milhões de reais se perderam, e essa empresa teve de iniciar uma revolução interna e externa para garantir a segurança de seus processos e aplicações.

 A fraude ocupacional, também conhecida como desfalque, ocorre quando, por meio de um processo deliberado, um colaborador faz mau uso ou emprega mal os recursos ou o patrimônio de uma empresa em seu próprio benefício pessoal. Segundo a empresa de pesquisas de mercado Static Brain, em 2014 funcionários norte-americanos roubaram US$ 50 milhões das empresas onde trabalham.

 Um dado preocupante é que esse ataque interno é difícil de ser descoberto: o tempo médio de ocorrência da fraude antes de sua detecção é de 2 anos.

 Em 2014, dados do Estudo Global de Fraudes (um levantamento realizado pela maior entidade de fiscais de fraudes dos EUA, a Association of Certified Fraud Examiners), mostraram que 77% das fraudes ocupacionais foram cometidas por funcionários das áreas de contabilidade, operações, vendas, gestão executiva, atendimento ao cliente, compras ou finanças. Quanto aos setores da economia, bancos e serviços financeiros, governo e administração pública, telecomunicações e indústria tenderam a ter o maior número de casos de fraude. Somente no mercado norte-americano de Telecom, por exemplo, estima-se que as fraudes tragam prejuízos anuais de mais de US$ 40 bilhões por ano (dado da Communications Fraud Control Association).

 A fraude ocorre primariamente em empresas com claras vulnerabilidades em seus processos e sistemas. São corporações que já vivem a transformação digital, mas ainda não contam com políticas e tecnologias de segurança à altura da engenhosidade dos criminosos. Neste quadro, os sistemas de faturamento (entre outras aplicações de negócios) e as vulnerabilidades das redes são facilmente explorados para obter acesso. Uma das fraudes mais comuns é o roubo de identidades – somente este tipo de crime gerou, nos EUA, no ano passado, perdas na ordem de US$ 4,32 bilhões.

 O roubo de identidade é especialmente eficaz na hora do criminoso acessar os dados essenciais para que se cometa o desfalque.

 Complexas aplicações corporativas rodando na nuvem ou fora da nuvem são o alvo preferencial: usuários internos irão disparar ações que estão além de sua área de trabalho e dos direitos de acesso que receberam de seu empregador, passando a autorizar, de forma fraudulenta, a compra ou venda de serviços, o cadastramento de novos clientes, a transferência de recursos, etc. 

 A luta contra esse tipo de fraude é algo que alia soluções tecnológicas a novos processos, treinamentos e controles (foco em pessoas). Algumas das melhores práticas para reduzir o risco de fraudes incluem estabelecer uma central de atendimento antifraude pronta a receber denúncias (anônimas ou não). É importante, ainda, efetuar auditorias de surpresa.

 Nesta empreitada é fundamental, ainda, implementar sistemas que monitorem e analisem ativamente os dados e as aplicações da empresa. Esses sistemas “lerão” o comportamento da aplicação e emitirão um alerta no caso de acessos estranhos ocorrerem. A plataforma IAM (Identity and Access Management, gerenciamento de identidade e acesso) pode ajudar nesta luta. Essa tecnologia de segurança autentica com grande precisão a identidade (e os consequentes direitos de acesso) da pessoa que deseja interagir com a aplicação missão crítica.

As soluções IAM são um aliado importante do CISO na defesa dos sistemas que mantém o negócio funcionando – não por acaso, os mesmos sistemas que o fraudador tenta penetrar.

 Uma das missões dessas soluções é analisar o contexto de onde está sendo feito o acesso do usuário. Onde ele está? Por qual tipo de dispositivo a pessoa está acessando a aplicação? O acesso está sendo feito no horário comercial? Esse usuário passou pelo crivo da tecnologia MFA (Multiple Factor Authentication, autenticação realizada a partir de múltiplos fatores – senha, reconhecimento biométrico, posse de um token)? É recomendável que o uso de soluções como estas esteja inserido num quadro de ações que visem a transformação da cultura corporativa e a interiorização, por parte dos funcionários, de novos valores.

 A checagem de cada um desses pontos aumenta a inviolabilidade do ambiente corporativo e dificulta a realização das fraudes. Em tempos de transformação digital, derrota a fraude quem, entre várias iniciativas, protege o coração do negócio: a aplicação.

 *Rita D’Andrea é country manager da F5 Brasil

17 jul

Internet das Coisas converte visitante do varejo em cliente

Autor: Olga MacedoCategorias: Artigos Assinados

Paulo Henrique Pichini*

A compra da rede de supermercados Whole Foods pela Amazon consolida um movimento muito forte do varejo mundial: a dissolução das barreiras entre o mundo digital e as operações tradicionais de comércio. A Amazon está acostumada a mapear as buscas e decisões de compra de seus usuários online. A meta é aprofundar o perfil analítico daquele consumidor e, a partir daí, gerar incentivos para essa pessoa comprar outros produtos. Essa mesma estratégia será, certamente, usada pela Amazon nas 460 lojas físicas da rede Whole Foods. Para coletar dados sobre o comportamento do cliente dentro da loja física, a Amazon investirá em tecnologias IoT (Internet das Coisas) como sensores, alarmes e analisadores de presença em tempo real de cada um dos visitantes da loja Whole Foods. Essa infraestrutura invisível aos olhos do consumidor dará origem a grandes volumes de informação, que após passar pelos moedores e transformadores de dados (analytics) retornam em formato resumido (dashboards) que permitem tomadas de decisões imediatas.

Essa rapidez é essencial no mundo do varejo, com características originais e exclusivas em comparação a outras verticais. Vendas, promoções, lançamentos e outras movimentações têm um timing muito específico: o médio e longo prazo em varejo alcança uma semana, duas no máximo. O curto prazo é no mais tardar amanhã de manhã.

É dentro deste dinamismo de processos que novas tecnologias e soluções estão se posicionando dentro de lojas e áreas de comércio de produtos. Isso acontece independentemente de seus valores de ticket, que via de regra caracterizam-se pela larga escala e baixo valor médio. É um universo com alto volume de visitantes e, hoje em dia, baixo volume de negócios. Uma loja de departamentos, por exemplo, avalia que de cada 100 visitantes que entram na loja, somente 40 chegam ao provador e, destes, somente 6 efetivam algum tipo de compra. Destes 6, possivelmente 1 ou 2 comprarão algo extra e não planejado.

Trata-se de uma janela de oportunidades que, se bem trabalhada, pode multiplicar o faturamento de uma rede de lojas em curto espaço de tempo.

O varejo já está pesquisando sensores que alavanquem vendas. Isso é feito a partir do maior detalhamento de produtos ou, ainda, de sugestões de produtos complementares ao já adquirido pelo cliente. Muitas soluções baseadas em RFID, NFC e outros códigos e sensores podem melhorar a experiência do consumidor, oferecendo maior volume de informações. O momento atual da economia, porém, faz com que o gestor do varejo priorize o conhecimento dos visitantes e o aumento da capacidade de conversão das lojas (efetivação da compra do produto).

A Internet das Coisas para a vertical varejo toma várias formas – esse conceito está por trás de soluções como Beacons, câmeras conectadas às soluções de Video Analytics, etc. Nesse momento, existem profundas discussões sobre que tecnologias IoT usar para melhor entender um visitante da loja e suas características. A meta é extrair informações estratégicas, que possam melhorar a experiência do consumidor em sua próxima visita à loja. As perguntas mais comuns estão ao redor do uso de Beacons (Bluetooth), em especial sobre o novíssimo Eddystone (solução da Google similar ao Bluetooth). Plataformas como Wi-Fi (rede sem fio), POS (Point of Sale – ponto de venda) e, finalmente, o Video Analytics também chamam a atenção do mercado.

Os Beacons reconhecem a chegada do visitante na loja. Para isso, basta que a pessoa esteja com a função Bluetooth ativada em seu dispositivo móvel. Essa tecnologia tem áreas de cobertura bastante restritas. Com isso, em grandes lojas, o número de Beacons espalhados deverá ser grande, o que impacta o custo total da solução. De acordo com o relatório Proxbook de 2016, hoje metade da indústria suporta o padrão Beacon Google Eddystone.

O Wi-Fi, por outro lado, é uma tecnologia bastante conhecida. É comum encontrarmos redes Wi-Fi em 70% das áreas urbanas. Por essa razão, o Wi-Fi utilizado em soluções de Retail Analytics é mais facilmente implementado. O ponto vulnerável desta opção é que essa plataforma não produz informações analíticas que mereçam destaque. São soluções básicas, que não exigem App instaladas nos dispositivos móveis dos potenciais consumidores. O leque de escolhas do varejo é complementado, ainda, pelo POS. Essa tecnologia é equipada para cobrir com competência todo o ambiente da loja física. Por outro lado, o POS só atuará sobre clientes que efetivamente completarem a aquisição do produto.

 Uma das ofertas mais ricas é o Video Analytics, solução de software que permite que se analise automaticamente o video de pessoas dentro da loja.

Segundo pesquisas da Market&Markets, esse mercado atingirá 2,61 Bilhões de dólares até o final deste ano. Até 2022 essa marca chegará a US$ 11,17 bilhões.  As novíssimas soluções baseadas em Video Analytics têm um diferencial importante. As câmeras apresentam capacidade de análise, processamento e em alguns casos até armazenamento de informações. O dado assim tratado será enviado, a posteriori, aos motores de analytics, devolvendo dashboards muito mais completos.

Note que todas estas tecnologias e soluções são capazes, dentro de suas limitações, de reconhecer a chegada de um visitante (primeira visita à loja), ou, ainda, de identifica-lo novamente em segunda visita. Neste caso, entra em cena algum tipo de App, presente no dispositivo móvel do consumidor.

Para cada ambiente e necessidade, espaço físico e perfil de negócio, estas tecnologias são integradas e trabalham de forma mais ou menos eficiente. A meta é medir o número de visitantes, os diversos tempos dele dentro da loja e em áreas especificas nesta loja (dwell time), as taxas de conversão, a eficiência das promoções, o gênero e a faixa etária do visitante, etc. São informações que aumentam agressivamente o poder de decisão do board (normalmente remoto, longe da loja), mas também de colaboradores locais. Isso é feito de forma instantânea ou online.

De qualquer maneira, a combinação das várias tecnologias para varejo em espaços e necessidades diferentes é sempre o mais recomendado. Como o mercado tem uma ânsia muito grande por ter a loja “acesa”, reconhecendo e entendendo todos os visitantes, a indústria do varejo busca de forma acelerada estas soluções. O resultado é que, muitas vezes, inicia-se uma POC (prova de conceito) sem antes se debruçar sobre um minucioso anteprojeto. Essa etapa prévia é essencial para definir quais informações e decisões são cruciais e precisam estar à disposição da solução de Retail Analytics.

Esta ansiedade retrata o momento que o segmento vive, algo bastante comum em mercados que começam a usar a Internet das Coisas. Neste quadro, as empresas buscam informações que nunca foram coletadas antes ou, então, foram coletadas, mas não de forma massiva e sem terem sido refinadas. O resultado é uma base de dados frágil, construída a partir de estatísticas superficiais ou insuficientes sobre o comportamento do consumidor dentro da loja física.

O melhor desenho do projeto e a melhor definição das informações desejadas, com acuracidade inédita, determinam o sucesso deste novo modelo de varejo físico. 

As tecnologias estão maduras e podem ser implementadas de forma relativamente simples. A presença de plataformas como Beacon, Wi-Fi, POS e Video Analytics dentro do ambiente da loja física provoca inevitavelmente uma ruptura nas tradicionais formas do varejo planejar seus negócios. Este é, no entanto, o melhor caminho para os players que desejam desenhar um futuro conhecido, seguro e livre de surpresas.

*Paulo Henrique Pichini é CEO & President da Go2neXt Cloud Computing Builder & Integrator.

sIMON VERTIV
12 jul

Automóvel autônomo: a chave está no data center

Autor: Olga MacedoCategorias: Artigos Assinados

Simon Blake*

A disputa pelo mercado dos veículos autônomos envolve gigantes como Apple, Google e Tesla, além de todas as grandes montadoras de automóveis. A razão pela demanda é óbvia. A automação irá aumentar significativamente a segurança nas ruas e estradas – a tecnologia dos freios autônomos de emergência, por exemplo, contribui para reduzir acidentes. Outra vantagem é que o consumo de combustível será reduzido drasticamente. Sistemas autônomos são programados para frear e acelerar com o nível máximo de eficiência, uma inovação que, segundo a consultoria McKinsey, poderá reduzir as emissões de dióxido de carbono dos carros em até 300 milhões de toneladas por ano. Esta empresa aponta, também, os benefícios em produtividade que podem ser gerados por liberar os humanos da responsabilidade de dirigir. Com a adoção em massa dos carros autônomos, 1 bilhão de horas do dia serão economizadas pelas pessoas em todo o mundo. Somente no Reino Unido, a consultoria KPMG prevê que, em 2030, carros autônomos e conectados irão beneficiar a economia em até 51 bilhões de libras por ano.

Hoje os motoristas já conhecem os carros conectados. São os veículos que têm acesso à Internet e possuem uma variedade de sensores, sendo capazes de enviar e receber sinais, perceber o ambiente físico do seu entorno e interagir com outros veículos ou entidades. Segundo a consultoria PWC, prevê-se que as receitas de carros conectados disparem e atinjam mais de 155 bilhões de dólares até 2022.

Entretanto, quando falamos sobre carros autônomos, estamos falando sobre algo muito mais impactante.

O foco é em veículos que operam sem motorista humano – um conceito que, provocará uma revolução no volume gerado por dados automotivos. Se um único carro conectado gera hoje 25 GB de dados por hora, no futuro um carro autônomo tem a probabilidade de gerar uma quantidade dez vezes maior. Essas informações são importantes porque, na era dos veículos autônomos, é o binômio dado/conectividade que irá manter o mundo girando.

Vale a pena, portanto, investigar o impacto dos carros autônomos nos ambientes digitais. Tudo começa na miríade de sensores altamente sensíveis espalhados pelo veículo, dispositivos capazes de detectar perturbações tão leves quanto um cigarro caindo no chão. Esses sensores estarão a todo momento analisando os seus entornos em busca de sinais que acusem que os freios precisam ser acionados ou que é necessário acelerar o carro.

Veículos como esses têm embutidos computadores, receptores de GPS, dispositivos de rede wireless com acesso a sensores localizados no próprio carro e também acesso à Internet. Além disso, os carros autônomos interagem todo o tempo com redes wireless de sensores fora do carro: dispositivos implementados no entorno físico do automóvel.

Ou seja: os veículos autônomos estarão sincronizados com uma grande rede municipal, estadual ou federal que gerará dados sobre o ambiente e as vias locais (ruas, avenidas, estradas, pontes) do seu entorno. Essas redes instaladas fora dos carros monitoram congestionamentos na via, acidentes e potenciais perigos, etc.

O BigData do veículo autônomo vai além dos dados gerados pelo carro: o entorno também cria dados sobre os ambientes físicos por onde o carro trafega.

O veículo autônomo típico, dirigido cerca de 90 minutos por dia, gerará cerca de 4 terabytes de dados por dia.  Alguns fabricantes de carros ainda em testes já estão gerando mais de um petabyte de dados por mês. Nesse contexto, data centers são essenciais para consolidar, gerenciar e analisar o imenso BigData gerado pelos veículos autônomos e por seu entorno. Essa realidade é um desafio para todos que pensam em transformação digital e na infraestrutura necessária para que esse avanço aconteça.

Para lidar com esta crescente demanda, a resiliência e disponibilidade da infraestrutura do data center serão cruciais. Os veículos autônomos precisam se manter conectados ao computador que gerencia seus dados. O mesmo vale para as ruas, avenidas e estradas por onde esse veículo trafegará.

Veja abaixo alguns vetores de transformação do data center na era do carro autônomo:

  1. Colocation e Edge Computing serão essenciais. No mundo dos carros autônomos, a latência de dados é um grande perigo. No conceito de Edge Computing, os data centers deverão ser menores e mais espalhados, de maneira a estarem mais próximos dos locais onde os carros autônomos estarão trafegando. Uma outra forma de resolver esse desafio é investir em Colocation em data centers já existentes, de modo a montar uma infraestrutura distribuída de data centers, algo fundamental para garantir a conexão e a operação dos veículos autônomos.
  2. O gerenciamento da infraestrutura do data center será crítico para o sucesso dos automóveis autônomos. A falha de um elemento do data center poderá provocar, em instantes, um engarrafamento de 10 carros. Isso torna a operação do data center mais crítica do que nunca. Neste contexto, é recomendável contar com soluções de gerenciamento de infraestrutura DCIM (Data center infrastructure management). Essas sofisticadas plataformas serão capazes, por exemplo, de equacionar as demandas de energia do data center que atua como retaguarda do carro autônomo. Além de trabalhar pela continuidade do processamento, as soluções DCIM buscam formas de otimizar e economizar no consumo de energia, demanda que aumentará de forma exponencial com a disseminação dos carros autônomos.

O mundo vive um momento de grande transformação. O potencial do automóvel autônomo é algo que chama a atenção de mercados, e vai definir o futuro. É bom lembrar, no entanto, que a chave para o automóvel autônomo está no data center.

Para saber mais sobre as mudanças que o carro autônomo trará ao mundo digital, por favor, acesse o link: https://www.vertivco.com/globalassets/documents/white-papers/vertiv_ebook_1_vr___autonomous___critical_pt_141545_0.pdf

*Simon Blake é diretor de Marketing da Vertiv para a região que engloba Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

04 jul

Novo UPS Vertiv tem alta densidade de potência e tamanho compacto

Autor: Olga MacedoCategorias: Blog, Press Releases

Uso do espaço útil do data center é otimizado com o Liebert® EXL S1, sistema de alimentação de energia ininterrupta com capacidade máxima de 1200 kVA/kW; solução opera com eficiência de noventa e nove por cento (modo econômico) 

A Vertiv™, anteriormente Emerson Network Power, apresenta o Liebert® EXL S1, um sistema de alimentação de energia ininterrupta (UPS) de larga escala que demanda um espaço físico significativamente menor e possui a maior densidade de potência da indústria. O Liebert® EXL S1 otimiza o uso do espaço do data center e permite a implementação de equipamentos adicionais que gerem receita.  O Liebert EXL S1 é um UPS de 60Hz listado pela UL e disponível atualmente com capacidades de 1000, 1100 e 1200 kVA/kW, como modelos de 600, 750 e 800 kW sendo lançados ainda este ano. A solução já está disponível no Brasil.

O Liebert EXL S1 apresenta uma configuração de paralelismo distribuído que permite aos usuários colocar até oito unidades em paralelo, resultando em uma capacidade total de até 9600 kW.  O sistema opera com uma eficiência de 97% em modo de dupla conversão e com 99% em modo de economia, e é compatível com baterias de lítio-íon.

A configuração para entradas/saídas simples ou duplas é fácil, através de um gabinete de conexão com a fonte em comum e que inclui jumpers bem posicionados. Isso permite o uso de fontes simples ou duplas, ao mesmo tempo em que economiza espaço. Além disso, possui acesso conveniente e aprovado pela OSHA em relação à segurança, que proporciona o controle das entradas e saídas do cabeamento e de comunicação pela parte superior da unidade. Cada uma destas características também viabiliza a instalação mais fácil, mais rápida e mais barata do Liebert EXL S1.

“A partir da compreensão das necessidades de nossos clientes, a Vertiv desenvolveu um novo membro da família Liebert EXL; essa solução atende as exigentes necessidades do mercado de data centers modernos.  O resultado é uma solução com alta densidade de potência e que alia tamanho, flexibilidade e eficiência para reduzir o espaço consumido dentro do Data Center”, disse Peter Panfil, vice-presidente global de energia da Vertiv.  “O Liebert EXL S1 oferece confiabilidade e agilidade em configurações que endereçam as necessidades críticas dos ambientes corporativos em nuvem, colocation e progressivos. Nesses ambientes, a ênfase é na eficiência do capital e na redução dos custos operacionais, sempre mantendo a implementação rápida”.

O Liebert EXL S1 possui certificação para abalos sísmicos (CBC, IBC 2015, ASCE 7-05) e detecção de falha no aterramento CC de alta impedância para atender a conformidade 2014 da NEC.  Possui um transistor bipolar de porta isolada (IGBT) de três camadas, sem transformador, tanto no retificador quanto no inversor. Os protocolos de comunicação simultânea dupla do sistema proporcionam compatibilidade com vários sistemas de gerenciamento de infraestrutura de data center, de monitoramento de TI e de gestão predial.

Para mais informações sobre o Liebert EXL S1 e sobre soluções da Vertiv para gerenciamento de infraestrutura, acesse VertivCo.com.

# # #

Sobre a Vertiv

 A Vertiv projeta, constrói e repara infraestrutura crítica que capacita aplicações vitais para data centers, redes de comunicação e instalações comerciais e industriais. Anteriormente denominada Emerson Network Power, a Vertiv apoia os mercados atualmente crescentes de computação móvel e na nuvem, com um portfólio de soluções de gerenciamento de energia, térmico e de infraestrutura, incluindo as marcas ASCO®, Chloride®, Liebert®, NetSure™ e Trellis™. As vendas no ano fiscal de 2016 foram de USD 4,4 bilhões. Para mais informações, visite www.VertivCo.com.

03 jul

Robôs hackers: guerra total contra a Internet

Autor: Olga MacedoCategorias: Artigos Assinados, Blog

Rita D’Andrea*

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) divulgou um alerta sobre o possível uso de robôs para manipular o preço de algumas ações. Legiões de software robôs disparados por pessoas mal-intencionadas estariam influenciando artificialmente a liquidez de ativos negociados em portais Web de grandes corretoras de valores. O objetivo dos criminosos digitais é valorizar os ativos, aumentando a cotação de ações que, sem o uso de robôs, estariam em patamares mais baixos.

Essa operação tem nome: spoofing e layering.

Ao longo do ano passado, uma das maiores empresas de serviços financeiros do Brasil percebeu que robôs estavam invadindo seu portal Web para fazer solicitações de propostas. Neste caso, o robô é uma aplicação desenvolvida para pesquisar os preços dos serviços desta empresa. A missão desses robôs é se comportarem como clientes legítimos desta corporação e, a partir daí, ter acesso a dados confidenciais.

Embora faltem estatísticas sobre esse tema, é tangível a percepção de que cresce a cada dia a percentagem de tráfego na Internet feita por robôs, e não por pessoas.

Além do risco à segurança dos negócios e do ambiente de tecnologia, essas visitas indesejáveis consomem recursos digitais que não foram dimensionados para atender clientes ou prospects que, na prática, não existem.

Casos como os das corretoras de valores e da empresa de serviços financeiros são apenas a ponta do iceberg de uma tendência global que preocupa os responsáveis pela segurança de informação da empresa.

O mundo já está ciente, também, do papel das redes de robôs (botnets) na realização de ataques que derrubam os grandes portais da Internet. Conhecidos como ataques DDoS (Distributed Denial of Service), essa modalidade consiste em disparar automaticamente milhares ou milhões de acessos simultâneos a um endereço da Web. Os servidores responsáveis por manter este sistema no ar não conseguem atender a tamanha demanda. O resultado é a imobilização da Internet.

Um dos maiores ataques da história da Internet aconteceu em outubro de 2016 – a origem de tudo foi uma rede de robôs: a rede Mirai. Mirai é um programa robô que rastreia continuamente a Internet em busca de dispositivos IoT (Internet das Coisas) e os ataca. Quando tem sucesso, a botnet Mirai transforma inocentes dispositivos IoT – roteadores domésticos, receptores de TV a cabo, babás eletrônicas, etc. – em robôs comandados por seus senhores, os hackers. Esses ataques atingiram marcas recordes: 620 Gbps e 1 Tbps.

Mas os efeitos das redes de robôs hackers vão muito além dos ataques DDoS.

Os hackers usam seus escravos digitais para transformar o dispositivo sendo atacado (servidores, roteadores, PCs, smartphones, todo tipo de device IoT) numa infraestrutura paralela de processamento. Essa preciosa infraestrutura será usada para transmitir SPAM, realizar o processamento pesado necessário para “quebrar” senhas ou chaves de encriptação ou, então, ser a base de uma miríade de ataques de Phishing.

Para piorar o quadro, a conversão de dispositivos digitais em robôs é uma operação sutil, que muitas vezes passa desapercebida para o usuário. Ou seja: é possível que a rede seja da corporação ou da pessoa das 9:00 às 18:00 horas e dos hackers das 18:00 às 9:00 horas.

Qualquer que seja o plano específico do hacker que comanda a botnet, o alvo é sempre o mesmo: as aplicações de negócios que estão por trás dos portais Web das empresas. Estamos falando de sistemas críticos como Internet Banking, a aplicação B2C (business to consumer) que suporta a compra e venda de eletrodomésticos em um portal de e-commerce, ou a plataforma que processa os pagamentos dos direitos sociais de empregados domésticos.

Mais do que criar caos, é o acesso a dados e aplicações essenciais para a continuidade da vida que constitui o verdadeiro objetivo da guerra digital.

A criticidade dessas aplicações Web é tal que é comum que a botnet seja o instrumento pelo qual o hacker constrangerá o gestor da empresa atacada a pagar um ransomware. Hoje assistimos, também, a ataques de conotação política ou ideológica em que a meta é derrubar o portal Web da empresa, instituição ou governo que se deseja destruir.

É importante aceitar o fato de que, na era da transformação digital, as organizações estão adotando tecnologias que possibilitam a automação. O crescente interesse pelos robôs está ligado a esta realidade. A Federação Internacional de Robótica informa que, em 2016, 179.000 robôs físicos foram vendidos no mundo. Fica claro que não há como retornar ao passado e ignorar o uso de robôs, sejam equipamentos, sejam software. Segundo o instituto de pesquisas IDC, os gastos com robôs chegarão a US$ 188 bilhões até 2020. Trata-se, portanto, de um caminho sem volta.

Vale a pena, então, compreender de que forma os robôs em forma de software – a modalidade de robôs mais disseminada no mercado, hoje – são usados por hackers para corroer a integridade das aplicações por trás dos grandes portais da Internet.

Combater a ação de robôs malignos, principalmente aqueles que tentam simular o comportamento de um ser humano, é uma missão que exige engenhosidade, trabalho árduo e uma profunda compreensão do comportamento da aplicação. Deixada sem proteção, a aplicação Web poderá ser enganada e tratar esse falso e perigoso usuário – o robô – como se fosse um cliente ou funcionário legítimo, com acesso pleno ao sistema, ao negócio.

*Rita D’Andrea é country manager da F5 Brasil

19 jun

Mundo multi-nuvem é o foco de novas soluções F5 Networks

Autor: Olga MacedoCategorias: Blog, Press Releases

A inteligência das soluções F5 para garantir a entrega, a performance e a segurança de aplicações missão crítica está, agora, disponível para ambientes mistos; oferta inclui soluções sob medida para as nuvens Microsoft Azure, Google e Amazon Web Services

A F5 Networks, líder em soluções de ADN (Application Delivery Networking) – tecnologia que garante a entrega de aplicações rodando em ambiente Web – anuncia uma série de ofertas para suportar as aplicações missão crítica implementadas em ambientes multi-nuvem.  “Com o portfólio de soluções multi-nuvem da F5, o time de TI pode fornecer serviços de aplicação consistentes e seguros em qualquer ambiente”, disse Zeus Kerravala, Analista Principal da ZK Research. Para Kerravala, a migração das aplicações para ambientes multi-nuvem é um caminho sem volta, mas que traz novos desafios aos gestores de TI. “Infelizmente, estruturas multi-nuvem são complexas e a TI precisa tomar as medidas necessárias para mitigar os desafios da operação nesses mundos mistos, em parte privado, em parte público”.

Para endereçar esses desafios, a F5 Networks está lançando soluções sob medida para os principais ambientes de nuvem do mercado (Microsoft Azure, Amazon Web Services, Google Cloud Platform).

“Cada vez mais, as empresas estão optando por implementar aplicações em nuvens múltiplas – públicas e privadas, em data centers externos (colocation) e em seus próprios data centers”, ressalta Rita D’Andrea, country manager da F5 Brasil. “Em todos os casos, os gestores de TI estão lutando com o gerenciamento de diferentes ambientes de desenvolvimento, conjuntos de ferramentas e tecnologias de orquestração”. Para Rita, o portfólio de serviços e soluções de aplicação multi-nuvem da F5 dá aos clientes a liberdade de implementar qualquer aplicação em qualquer tipo de nuvem. Isso é feito com serviços de aplicação e segurança enterprise grade.

Soluções F5 consolidam as aplicações em ambiente multi-nuvem

  • Templates de solução de nuvem para Amazon Web Services, Azure e Google: oferta reduz a complexidade de implementar serviços da F5 para aplicações na nuvem pública. Esses novos templates simplificam e automatizam cases comuns de nuvem pública. Templates de soluções de nuvem estão também disponíveis para ambientes de nuvem privada OpenStack.
  • F5 BIG-IP Virtual Edition na Nuvem Google: agora, as organizações podem implementar serviços da F5 em todas as principais nuvens públicas. A F5 dá aos clientes maiores opções de plataformas de nuvem, com novas ofertas ‘traga sua própria licença’ para instâncias que variam de 25 Mbps a 5 Gbps.
  • Soluções de mercado integradas (Microsoft):  oferta que proporciona serviços F5 de fácil acesso, pré-empacotados, que aliam recursos como WAF e acesso federado a Office 365. Essas tecnologias são diretamente implementáveis a partir de public cloud marketplaces. Com isso, as empresas podem facilmente levar a inteligência F5 sobre aplicações para esses ambientes de nuvem.

Essas soluções estão alinhadas com o que mostra o relatório 2017 State of Application Delivery da F5.

Esse levantamento global indica que, embora mais clientes do que nunca estejam mudando para infraestruturas de nuvem, muitos estão decidindo conscientemente investir em tecnologias de múltiplas nuvens. Oitenta por cento dos entrevistados na enquete relatam estar compromissados com arquiteturas multi-nuvem, e 20 por cento afirmam que terão mais de metade das suas aplicações sendo executadas nas nuvens públicas e/ou privadas este ano. Durante o processo de mudanças para ambientes multi-nuvem, frequentemente surgem obstáculos inesperados. Isso inclui fatores como implementações de aplicações em múltiplas plataformas de nuvem que criam desafios ao gerenciamento dos serviços de aplicação; políticas de segurança inconsistentes que geram riscos de conformidade; e arquiteturas de nuvem múltipla que colocam mais pressão sobre a equipe de TI e seu conhecimento, além de diminuir o ROI (Return on investimento) esperado da migração para a nuvem.

Sobre a F5

A F5 provê soluções para o universo das aplicações. A F5 ajuda as organizações a criarem soluções escaláveis de computação em nuvem, data center e SDN (Software Defined Network, rede definida por software). Em todos os casos, a tecnologia F5 garante a entrega das aplicações a qualquer usuário, em qualquer lugar, a qualquer momento. A plataforma F5 amplia o alcance das soluções de TI – isso é feito com a ajuda de um rico ecossistema de parceiros da F5, incluindo fornecedores de soluções para orquestração de data centers. Um dos destaques da estratégia de negócios da F5 é sua flexibilidade, permitindo que os usuários projetem o modelo de infraestrutura que melhor atenda às suas necessidades. As maiores empresas globais confiam na F5 para estar à frente das tendências de computação em nuvem, segurança e mobilidade. A companhia, que tem sede em Seattle, Estados Unidos, atua no mercado brasileiro desde 2001, através de distribuidores e revendas. No final de 2005, a F5 instalou oficialmente sua subsidiária brasileira, em São Paulo. Mais informações: www.f5.com

05 jun

O Poder das Baterias de Íons de Lítio em Data Center Modernos

Autor: Olga MacedoCategorias: Artigos Assinados

Peter Panfil*

O impacto das baterias de Íons de lítio (BIL) em nossa vida diária é assombroso. Esse elemento aparentemente onipresente pode ser encontrado no interior de bilhões de dispositivos, desde equipamentos eletrônicos portáteis até automóveis. Há no mercado um forte apetite por dispositivos digitais de menor tamanho e de maior durabilidade.

Porém, seriam esses parâmetros o suficiente para determinar o uso dessa tecnologia no mercado altamente exigente de data centers? As BIL teriam condição de competir efetivamente contra as baterias de chumbo-ácido? Quais serial a real análise custo/benefício? E, finalmente, haveria lgum tipo de risco à segurança dos data centers, semelhantes aos riscos encontrados em alguns dispositivos eletrônicos utilizados por consumidores?

Nossa avaliação começa analisando a velha e boa bateria VRLA (de chumbo-ácido regulada por válvula), a opção que tem sido a principal fonte de energia backup de curta duração para a indústria de data centers. Como muitos de nós sabemos, esses geradores de energia podem ter numerosas desvantagens, como peso, tamanho, vida útil e manutenção. Elas são conhecidas como o elo fraco da cadeia de energia.

As baterias de íons de lítio, por outro lado, oferecem importantes vantagens em relação às VRLA. As BILs podem conter mais energia em um espaço menor, economizando área utilizada. Elas duram significativamente mais e, por isso, não necessitam serem substituídas com tanta frequência. Além disso, a maioria é capaz de tolerar maiores temperaturas de operação e, ao mesmo tempo, exigir menos manutenção.

Ainda assim, quem está cotando uma planta com baterias de íons de lítio sabe que o capital requerido para essa aquisição inicialmente é mais elevado, cerca de 1,5 a 2 vezes maior. Porém, como ocorre em qualquer análise de TCO (Total Cost of Ownership), após mais dados serem incluídos, o quadro pode parecer um pouco mais favorável às BILs. Economias operacionais aparecem devido à menor necessidade de serviço e manutenção. Além disso, a menor necessidade de área de piso e até mesmo a redução dos custos de refrigeração impactam positivamente a análise. O mais importante de tudo é que a maior vida útil das BILs reduz os custos de substituição e implica um provável payback entre 5 e 7 anos. Por isso, o retorno pode ser promissor.

Quanto à segurança, a primeira coisa a perceber é que as baterias de íons de lítio para data centers não são fabricadas da mesma maneira que as destinadas a dispositivos eletrônicos pequenos.

Os fornecedores de BILs para data centers projetam e disponibilizam especificamente baterias para serviço pesado, fortes e encapsuladas, submetidas a muitos testes. As BILs usadas nesse ambiente são derivadas da indústria automotiva, na qual a segurança tem máxima importância.

Isso nos leva a uma pergunta fundamental: Qual é a e experiência prática que existe na integração de BILs a um sistema de no-break para data centers? Você poderá ficar surpreso em saber que existem no mercado empresas que testam, implementam e dão suporte a soluções com baterias de íons de lítio desde 2011. Equipes técnicas de todas as regiões do mundo instalaram sistemas em clientes de “colocation” e corporativos. Todos os profissionais envolvidos nessas iniciativas testemunharam uma quantidade significativa de horas de runtime com sucesso sem problemas.

Tudo indica, portanto, que as BILs receberão cada vez mais atenção nos meses e anos que estão por vir. Veremos cada vez mais provedores de serviços de data center e de telecomunicações pesquisar, avaliar e testar o poder das baterias de íons de lítio em suas instalações.

*Peter Panfil é Vice-Presidente de Energia Global da Vertiv

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