SonicWall LATAM cresce 2 dígitos há 8 trimestres
- Estratégia de vender para o segmento PME por meio de MSSPs explica o sucesso da empresa na região;
- Participação da SonicWall LATAM na receita global da SonicWall dobrou nos últimos dois anos;
- Ecossistema de canais avançou 300%, numa configuração em que 75% são novos parceiros;
- Empresa apoia transformação de revendas tradicionais em MSSPs por meio de soluções tecnológicas, estratégias de negócios e eventos como o Fast Lane e o Elevate;
- Meta é aumentar a valorização empresarial da SonicWall, de seus parceiros e dos clientes PME, que finalmente encontram uma proposta de valor que endereça todos seus desafios técnicos, de orçamento e de headcount.
A SonicWall, provedora de soluções de cibersegurança para forças de trabalho remotas, anunciou que as operações da empresa na América Latina cresceram 2 dígitos nos últimos 8 trimestres. “Desde julho de 2023, o ecossistema de canal da SonicWall LATAM aumentou 300%”, diz Oscar Chavez-Arrieta, Vice-Presidente Executivo da SonicWall LATAM. Trata-se de um universo que, hoje, conta com 75% de novos parceiros, empresas atraídas pelas tecnologias avançadas de cybersecurity da SonicWall e sua proposta de valor para aumentar a “valuation” dos players de canal. Vale destacar que os 25% de parceiros tradicionais que seguem neste ecossistema renovaram suas ofertas e estratégias e, nos últimos dois anos, cresceram 200%. “Todos esses fatores contribuíram para que a SonicWall LATAM dobrasse sua participação na receita global da organização”, observa Chavez-Arrieta.
Esse avanço inclui revendas tradicionais que, com o apoio da SonicWall, estão fazendo a transição para o modelo de venda de cybersecurity as a service a partir de seus próprios SOCs. É uma transformação desafiadora, que exige a mudança do mindset do parceiro, muito treinamento, muitos cursos. “Para acelerar essa jornada, além da nossa oferta de soluções, criamos eventos – o Fast Lane e o Elevate – que entregam para o parceiro o roteiro completo, comercial e técnico, para se tornar o provedor de serviços mensalizados de segurança a seus clientes”.

Outra ferramenta utilizada pela SonicWall para facilitar a transformação de revendas em fornecedores de Security as a Service é o SPP (Service Provider Plan), um subset do SonicWall Secure First Partner Program. “O SPP empodera os parceiros, que passam a proteger mais ativos do cliente com menos esforço. A base de tudo é uma plataforma unificada que se destaca pela velocidade, escala e simplicidade – é um modelo de “Always-on security” que atua na nuvems, on-premises e em ambientes híbridos, sempre com a mesma qualidade de serviço”, detalha Chavez-Arrieta.
Para o vice-presidente executivo da SonicWall LATAM, o empenho da SonicWall e a lisura de sua estratégia de fortalecimento do canal tem criado uma relação de confiança muito forte com os parceiros, que priorizam a venda de soluções que interoperam com as outras plataformas de seus SOCs de forma a aumentar a produtividade do time do canal.
PMEs atendidas por MSSPs: proteção contra ameaças baseadas em IA
O crescimento da SonicWall LATAM é baseado numa visão de vendas de soluções avançadas de segurança digital com recursos de IA para o segmento PME – foco de clientes atendidos primordialmente por MSSPs. “O Brasil, por exemplo, conta com cerca de 6 milhões de PMEs, negócios cada vez mais digitalizados com grandes demandas em cybersecurity. Os líderes dessas pequenas organizações não têm orçamento nem headcount para construírem seu próprio SOC e garantirem serviços 24×7 de sustentação de seus processos digitais. É nesse contexto que o MSSP parceiro da SonicWall faz a diferença, entregando para o cliente uma proposta de valor que endereça todos os desafios do segmento PME e ainda garante a atualização constante de soluções, algo crítico para enfrentar ameaças cada vez mais baseadas em IA”.
Chavez-Arrieta e toda a equipe da SonicWall LATAM têm trabalhado para ajudar os parceiros a venderem seus próprios serviços de segurança, com marca própria. “Sabemos que os gestores do MSSP contam com critérios muito claros de tecnologia e rentabilidade para selecionar os fornecedores que farão parte de seu SOC. Cria-se um ambiente frequentemente heterogêneo, que acelera os negócios do MSSP e antecipa e bloqueia ameaças no ambiente do cliente. A SonicWall é parte deste universo, e trabalha sem cessar para que as metas do parceiro sejam atingidas. Acreditamos que, quanto mais sólida a cultura em cybersecurity do MSSP, mais facilmente o segmento PME conquistará a resiliência que precisa para avançar em seus negócios”.
“Valuation” da SonicWall, dos parceiros e dos clientes
Ao final do dia, toda a jornada de Chavez-Arrieta à frente da SonicWall América Latina está focada em aumentar a valorização empresarial da SonicWall, de seus parceiros e dos clientes usuários da inteligência SonicWall. “Vejo com alegria, por exemplo, parceiros que começaram pequenos crescerem com o apoio da SonicWall, das nossas soluções e da nossa estratégia de incentivo ao canal. Há empresas que se tornaram destaques do mercado e acabaram comprados por grandes consultorias ou grupos globais de serviços em cybersecurity”.
Cinco fatores são críticos nesta evolução: eficiência operacional, EBITDA, receita bruta, a capacidade da empresa de realizar vendas cruzadas e conseguir estabelecer transações de negócios recorrentes, com receitas mensais baseadas em ofertas OPEX. “O MSSP baseado em tecnologia SonicWall e com a correta estratégia de negócios pode atingir todas essas marcas. Nosso papel é garantir que isso aconteça e, por consequência, o imenso segmento PME do Brasil e da América Latina multiplique seu valor, contando com um padrão de resiliência cibernética que, antes, só se encontrava em grandes empresas”.
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Sobre a SonicWall
SonicWall é pioneira em cibersegurança, com mais de 30 anos de experiência e reconhecida como uma empresa líder com um modelo de distribuição centrado em parceiros. Com a capacidade de desenvolver, escalar e gerenciar a segurança em ambientes na nuvem, híbridos e tradicionais em tempo real, a SonicWall oferece proteção abrangente contra os ataques cibernéticos mais sofisticados, cobrindo inúmeros pontos de exposição para usuários cada vez mais remotos, móveis e baseados na nuvem. Com um centro próprio de pesquisa de ameaças, a SonicWall oferece soluções de segurança de forma ágil e econômica, projetadas especificamente para atender a qualquer organização — grandes empresas, órgãos governamentais ou pequenas e médias empresas (PMEs) — em qualquer lugar do mundo. Para mais informações, acesse www.sonicwall.com ou siga-nos no X, LinkedIn, Facebook e Instagram .